Prótese Dental

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Sequência para a confecção rápida de coroa provisória

A sequência de imagens abaixo é para orientar colegas ainda inexperientes e estudantes, sobre umas das formas que utilizo para confeccionar rapidamente uma coroa provisória.
A coroa provisória é confeccionada em menos de 10 minutos, as vezes em menos tempo, mas claro se tudo ocorrer dentro da normalidade esperada. Sempre podem ocorrer contratempos, como uma bolhinha na face vestibular (anterior), ou no término do preparo, que irão requerer um acréscimo.
Procuro realizar eu mesmo o provisório, e com a prática já consigo fazê-lo rapidamente, mesmo tendo que confeccionar um ou mais dentes. Brevemente terei aqui um vídeo que estou pensando em fazer para demonstrar a rapidez disso, e uns macetes para agilizar a confecção, usando ou não a moldagem antes do desgaste da coroa.
As imagens estão inseridas aqui bem reduzidas para que a apresentação do post não fique desproporcional. Clique nas imagens para ampliar.

Caso clínico antes, e uma moldagem com silicona pesada, apenas.




Da moldagem da coroa, fiz um ligeiro recorte para possibilitar um pequeno local para escoamento da resina para permitir visualizar o momento da polimerização da resina. Observe que risquei a margem do preparo e o contato com os dentes proximais. As setas vermelhas indicam o recorte e o escoamento ocorrido




Sequência do desgaste, sempre da cervical para a oclusal, preservando os pontos riscados para manter a adaptação da coroa e o contato com os dentes proximais. Aliás, a falta de contato com os dentes proximais é comumente a causa de dor, pela impacção alimentar, e muitos pacientes não sabem definir bem que é esta a causa e podem confundir o profissional.



Ainda o desgaste e prova inicial da coroa provisória. Observem o risco que mantém o contato com os dentes proximais.



Registro da mordida para detectar contatos oclusais excessivos, como podemos ver na segunda imagem. Aproveito o momento do ajuste para realizar os desgastes necessários para definir se há espaço suficiente para se confeccionar a coroa definitiva com a face oclusal estética.
Início do polimento da coroa provisória, após ter realizado rapidamente a escultura da superfície oclusal. Adaptação do provisório mantida após o acabamento



Término da confecção da coroa. Comparação da vista oclusal da coroa antes e com a coroa provisória.



Vista vestibular da coroa antes e após a confecção da provisória.

8 comentários:

Melo disse...

E caso a coroa que for receber o provisorio nao estiver nos padroes anatomicos normais, como realizar o provisorio, ja que nao pode mais moldar o dente previamente?

Unknown disse...

Muito boa a sequência do preparo da coroa provisória. Essa matéria foi muito útil pra mim. Parabéns pelo blog e obrigada.

Anônimo disse...

Acho que falta alguns passos, ficou meio vago pra entender...Vc preencheu a moldagem com resina dencor? se puder me explicar melhor
dracamilaborman@hotmail.com... ps : sou de cba tb..

Cassio disse...

Olá Melo. Normalmente nestes casos eu realizo sem moldar mesmo. A prática já me possibilita realizar isso rapidamente. Para quem não tem ainda essa habilidade, preencha a parte ausente do dente com cera, cera utilidade mesmo, molde e use isso como base para uma escultura melhor direto na resina,

Abs

Cassio

Bruna Regalin disse...

Parabéns! procurei na internet algo prático e de fácil entendimento para compreender as estapas de um provisório... achei aqui exatamente o que procurava !

David Albuquerque disse...

MELO...
UMA COISA QUE EU FAÇO QUANDO O PROVISÓRIO NÃO ESTÁ NO PADRÃO ANATÔMICO É O ENCERAMENTO DIAGNÓSTICO ESTANDO DENTRO OU BEM PRÓXIMO DO IDEAL,FAZ-SE A MURALHA E A SEQUENCIA NORMAL DA MATÉRIA.

Anônimo disse...

Tem algum video??

Unknown disse...

Olá, estou cursando protética e tenho que fazer um trabalho sobre dente provisório, porém não acho nada na net, você poderia me dar umas dicas?